Fórum da Liberdade terá painel com especialistas sobre problemas e soluções para cidades
O Fórum da Liberdade, que terá sua 36ª edição realizada em 13 e 14 de abril deste ano, em Porto Alegre, contará com um painel voltado para um debate contemporâneo sobre cidades. A análise do modo como as pessoas usufruem dos centros urbanos e como eles devem ser planejados no futuro tem sido um tema em ascendência, principalmente após um período em que uma pandemia nos fez questionar as relações com esses espaços.
Participarão do painel, que será realizado no início da tarde de 14 de abril, especialistas em urbanismo e mobilidade com ideias que fogem do lugar comum nesse tipo de assunto de alta relevância: Alain Bertaud, Titus Gebel e Adriano Paranaíba.
O francês Bertaud é urbanista, consultor e membro sênior do Marron Institute of Urban Management, da Universidade de Nova York. Pela primeira vez no evento, ele abordará a temática sobre como o mercado fornece mecanismos indispensáveis para o desenvolvimento das cidades.
Já o alemão Gebel é empresário, advogado, ativista político e publicitário, presidente e CEO da Free Private Cities Inc. Ele terá como foco a questão de como as cidades privadas livres são planejadas.
Representante brasileiro na discussão, Adriano Paranaíba é professor, economista e doutor em Transportes pela Universidade de Brasília. Seu tema no painel será como a mobilidade urbana e o urbanismo interagem para pensarmos em cidades melhores. “A ideia é fazer um levantamento de como está a situação das cidades brasileiras e o que impacta na mobilidade urbana para estar tão caótica como é hoje”, adianta Paranaíba.
O tema central da palestra do economista será apontar problemas exógenos à mobilidade urbana que estão relacionados ao urbanismo. “Muitas vezes as pessoas acreditam que se consegue solucionar a mobilidade urbana se fizer um metrô na cidade ou um BRT (bus rapid transit). Frequentemente, você colocar um metrô ou um BRT pode agravar o problema ou não resolvê-lo na sua essência, que é como nós pensamos as nossas cidades”, explica.
Há muitos pontos convergentes entre os palestrantes, e Paranaíba comenta essas ligações. “Bertaud tem uma ideia sobre como organizar as cidades de forma que os planejadores não as sabotem, que é o que vivemos hoje: as cidades brasileiras têm um excesso de planejamento e, no final das contas, há pouca efetividade”, analisa.
Já Gebel, conforme o brasileiro, vem com sua proposta sobre mais participação da iniciativa privada. “Até o ponto de ter bairros ou zonas privadas pode ser um caminho muito bom. Então acredito que o que vou propor sobre mobilidade urbana conversa muito com o urbanismo e com a participação da iniciativa privada e incentivos a ela. Existe um problema sistêmico nas cidades, e ele precisa ser abordado”, conclui.
Serviço
O quê: Fórum da Liberdade
Quando: 13 e 14 de abril
Onde: Centro de Eventos da PUCRS, em Porto Alegre
Ingressos e informações: https://fl23.com.br/
Palestrantes confirmados
O Fórum da Liberdade 2023 já tem palestrantes confirmados. Confira a lista abaixo:
Adriano Paranaíba – professor, economista, doutor em Transportes pela Universidade de Brasília
Alain Bertaud – urbanista francês, consultor e membro sênior do Marron Institute of Urban Management, da Universidade de Nova York
Alejandro Chafuen - economista argentino radicado nos EUA, PhD em economia pela International College da Califórnia
Eduardo Leite - governador do RS pelo PSDB, estará em painel ao lado do governador de MG, Romeu Zema, em 13 de abril, logo após a abertura oficial do FL. O tema do encontro será os rumos políticos do Brasil
Fernando Ulrich – economista, head de Educação na Liberta Investimentos
Flávio Augusto da Silva - fundador da rede de escolas de idiomas Wise Up, nasceu na periferia do Rio de Janeiro e progrediu como empresário, sendo dono de uma fortuna estimada em US$ 2 bilhões
Iván Carrino – economista, professor e escritor argentino, autor de quatro livros de caráter liberal
Leda Nagle - jornalista, escritora, atriz e apresentadora de TV, Depois de passar por diversas emissoras, hoje tem seu próprio canal nas redes sociais
Marian Tupy - editor do site HumanProgress.org e membro sênior do Center for Global Liberty and Prosperity, é especialista em globalização, bem-estar global e política e economia da Europa e da África Austral
Rasta (João Nogueira) – músico e influencer, criador do canal Pergunte ao Rasta
Robert Sirico - padre católico americano, fundador do Acton Institute, um think tank norte-americano de pesquisa e educação
Romeu Zema - governador de Minas Gerais pelo Partido Novo
Titus Gebel - empresário, advogado, ativista político e publicitário alemão, presidente e CEO da Free Private Cities Inc.
Yaron Brook – objetivista, escritor e ativista israelense, presidente do conselho do Ayn Rand Institute
Sobre o IEE - Instituto de Estudos Empresariais
O Instituto de Estudos Empresariais (IEE) é uma associação civil sem fins lucrativos ou compromissos político-partidários fundada em Porto Alegre em 1984. O Instituto tem como objetivo incentivar e preparar novas lideranças, com base nos conceitos de economia de mercado e livre iniciativa. Uma das principais atribuições do IEE é a formação de lideranças com capacidade empreendedora. Nesse sentido, estimula o debate e a troca de experiências entre os seus associados, para que desempenhem suas funções na sociedade de forma ética e planejada, com persistência e motivação para conquista do sucesso em suas áreas de atuação.
Título
Fórum da Liberdade terá painel sobre cidadesTipo
PalestraWebsite
Organizadores
De
13 de Abril de 2023 08:00 AMAté
14 de Abril de 2023 08:00 PMOnde
Centro de Eventos da PUCRS, em Porto AlegreEndereço